Engana-se quem pensa que basta montar uma loja virtual e os visitantes aparecerão. Não basta ter presença online, é preciso que ela seja sólida o suficiente para gerar tráfego recorrente a fim de que os visitantes sejam convertidos em vendas. Uma forma de fazer isso é utilizar as técnicas adequadas de SEO (adicionar o link do post que explica o que é SEO) (Search Engine Optimization) para maximizar o alcance da sua loja virtual nos motores de busca.

Veja abaixo algumas técnicas de SEO para colocar em prática e aumentar suas vendas online.

Tempo de carregamento da página

Uma página que leva muito tempo para carregar não é vista com bons olhos pelos buscadores. O Google, por exemplo, dá preferência para páginas que investem na experiência do usuário. Ou seja, espera-se que uma loja online seja amigável e de fácil navegação.

Uma forma de economizar espaço e melhorar a velocidade é evitar utilizar imagens ou arquivos pesados, otimize-os antes de incluir ao site e desabilite recursos e extensões desnecessárias.

Categorização simples e objetiva

A categorização é extremamente importante, além de ajudar o cliente a navegar pela sua loja, você ainda pode usá-la para atrair tráfego orgânico, usando palavras-chave como títulos das suas categorias. Outra dica é focar na simplicidade e na intuitividade, o ideal é que o cliente consiga encontrar o produto desejado e finalizar a compra em poucos cliques.

Capriche na descrição

Muitos lojistas copiam a descrição do produto de seus fornecedores e colam em sua loja. Esse hábito gera várias páginas com textos idênticos e o Google ignora a maioria delas, prezando pelo texto original. Seja bem objetivo e use palavras-chave específicas para aquele determinado produto. Se possível, procure usar imagens e até vídeos para complementar a descrição. Além de aumentar o ranqueamento, essa ação diminui as chances de o cliente pedir a devolução ou a troca do produto.

Entender o SEO como um processo contínuo

É preciso entender que para obter um bom resultado, é necessário que as práticas de SEO sejam aplicadas continuamente, à medida que novos produtos são adicionados ao catalogo e atualizações são feitas no site. O constante monitoramento das ações e dos resultados, leva ao aperfeiçoamento da estratégia e, consequentemente, a resultados cada vez melhores.