Diferente de uma loja física, a loja online não conta com um vendedor disponível para explicar as funcionalidades e benefícios dos produtos à venda. O cadastro de produtos no e-commerce faz a vez do vendedor da loja física. São as informações disponibilizadas no seu site que influenciarão a decisão de compra do consumidor. Se os produtos não estão bem descritos, eles despertam dúvida e desconfiança no cliente.

Para evitar essa situação, preparamos este artigo com algumas práticas simples para cadastrar produtos na sua loja virtual.

Crie categorias

A categorização é o agrupamento de itens similares, o que vai facilitar a localização de produtos no seu site. Para quem trabalha com um nicho de mercado específico, não é necessário criar muitas divisões. Por exemplo, se você vende bolsas, suas categorias serão baseadas nos modelos de bolsas: bolsas, malas, mochilas etc.

Se a sua loja vende itens em diversos segmentos, como eletrônicos, roupas ou acessórios, por exemplo, quanto mais você afunilar as categorias, melhor será a navegação do consumidor.

Crie títulos informativos e atraentes

O título de um produto serve tanto para melhorar seu posicionamento nos sites de busca, quanto para descrever brevemente a mercadoria de uma forma clara para o consumidor. Por exemplo, se um usuário procura por um modelo específico de celular, o título ajudará a entender se aquela página vai atender à necessidade daquele momento.

Descrição de produtos

Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes do cadastro de produtos. A descrição, como dito antes, exerce o mesmo papel que um vendedor em uma loja física. Por isso, além de descrever as características e funcionalidades do seu produto, fale também sobre a experiência que aquele item pode proporcionar. Um exemplo: “Tênis de corrida com amortecimento e volume no calcanhar que aumenta a propulsão e a velocidade. Você vai se exercitar com segurança e terá ótimos resultados”.

Lembre-se que a leitura na internet é muito rápida, por isso, procure ser objetivo e claro com descrições curtas.

Imagens secundárias

As imagens são essenciais para que o usuário saiba exatamente o que está comprando. Por isso, não se limite a usar apenas uma imagem de cada produto. Explore os ângulos, distâncias e mostre o produto por completo. Se julgar necessário, use vídeos para mostrar alguns produtos específicos, os vídeos são capazes de oferecer uma visão completa do produto e o modo de uso. Isso vai evitar que você tenha que lidar com trocas, devoluções ou até mesmo perca de clientes.

O cadastro de produtos em uma loja online pode parecer uma tarefa corriqueira e muito simples. No entanto, é importante lembrar que essa ação é o primeiro passo para que sua loja tenha um bom fluxo de visitas orgânicas e um ótimo resultado final.