Você sabe o que 47% dos consumidores fazem antes de comprar um produto pessoalmente? Eles pesquisam na internet! Esse dado é de uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A maior parte dessas pesquisas é feita por meio de um dispositivo móvel, o que é de se esperar já que mobile é o meio mais comum de acesso à internet.

É olhando para todos esses números e pensando nessas novas tendências comportamentais do consumidor que surge o SEO Local. O termo “SEO Local” se refere a um conjunto de estratégias que visam otimizar os mecanismos de busca levando em conta a geolocalização da sua empresa. Ou seja, é uma forma de aumentar a visibilidade do seu negócio para os clientes que estão próximos de você.

A importância do NAP

O NAP é a sigla em inglês para identificar “name, address e phone number” (nome, endereço e número de telefone), esses dados também são importantes para o ranqueamento do seu site. Por exemplo, quando você pesquisa por “churrascaria” no smartphone, o Google entende que você busca por um resultado que esteja próximo a você, com o qual você possa entrar em contato. O mesmo acontece quando o cliente pesquisa por “automecânico em Bauru”, por exemplo, o Google apresenta os resultados mais relevantes localizados naquele endereço.

Avaliações locais positivas

Um dos primeiros elementos observados quando fazemos uma pesquisa para contratação de um serviço ou produto é a avaliação de outros consumidores. É fundamental deixar essa função habilitada para que os usuários possam avaliar e fazer comentários sobre o seu negócio. Essa ação transmite credibilidade ao cliente.

Caso as avaliações estejam ruins, use esse feedback para investigar o que precisa ser melhorado e convide clientes fieis a fazerem as avaliações.

Produza conteúdo local

A construção de visibilidade digital é fundamental para qualquer negócio. Produza conteúdo local que ajude as pessoas da sua região, você pode usar o nome da sua cidade nos posts, incluir termos geralmente utilizados ou falar sobre eventos conhecidos na região.

Uma boa forma de refletir sobre isso é pensar quantos clientes próximos ao seu negócio têm sido impactados positivamente. As vendas estagnadas também podem indicar que você deve investir mais energias nos potenciais clientes que estão próximos ao negócio, mas ainda não o conhecem.