Atualmente, o e-mail marketing é uma das formas mais consagradas de marketing digital. O baixo custo, a facilidade de personalização e o retorno sobre o investimento são alguns dos aspectos que tornaram o e-mail um dos principais canais para marketing direto.

Contudo, assim como todos os outros canais de comunicação, este também possui desafios em termos de conversão. Por essa razão, preparamos esta lista com algumas dicas importantes que podem te ajudar a otimizar sua estratégia de e-mail marketing e gerar muito mais vendas.

Use a personalização e a segmentação

Todo mundo gosta de sentir que o marketing é feito sob medida apenas para ele. Como quando você recebe um e-mail que aparenta ter sido criado especialmente para suprir sua necessidade daquele momento. A questão é que esse tipo de e-mail faz toda a diferença na conversão dos seus clientes em potencial.

Não economize esforços na hora de segmentar o grupo que receberá determinada campanha e personalize seu e-mail especialmente para o perfil desse grupo. Personalizar o e-mail marketing para um público segmentado é uma das melhores estratégias para melhorar as taxas de abertura e conversão.

Inove nos assuntos

O primeiro item que seu cliente verá quando receber o e-mail é o assunto. Se a mensagem recebida não tiver um assunto interessante que desperte a curiosidade e o interesse o leitor, é bem provável que sua mensagem vá parar na caixa de spam. Por isso, busque inovar na hora de escrever o assunto de um e-mail marketing. É importante que esse item seja criativo, objetivo e breve.

Mais que um e-mail, ofereça soluções.

Além de falar sobre as ofertas e promoções, essa ferramenta é ótima para mostrar que você se importa com seu cliente. Apesar do foco na venda ser muito importante, você também deve usar o e-mail marketing para agregar valor. Não fale apenas sobre os descontos e as ofertas, mostre que sua empresa se importa com o bem-estar dos clientes.

Por exemplo, se sua loja é de moda feminina, aproveite para compartilhar dicas de tendências das próximas estações ou sugestões de looks com as peças que estão em oferta. Caso seja uma loja de sapatos, você pode compartilhar dicar de como conservar os produtos. Mostre-se interessado na pessoa.

Tenha uma ferramenta confiável que entregue para mobile

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é fundamental para conquistar a credibilidade e alcançar um bom nível de entregabilidade. Pesquisas recentes mostraram que os brasileiros passam mais tempo conectados a dispositivos móveis que a qualquer outro aparelho eletrônico, sendo assim, a maior parte dos acessos aos e-mails são realizados por meio desses aparelhos também. Com tantas pessoas usando o mobile, é indispensável utilizar um software responsivo para que a mensagem se adapte à tela.

Vale lembrar que o investimento em e-mail marketing não deve acontecer apenas em datas promocionais. Apesar de ser muito usado em datas comemorativas, o e-mail serve para qualquer ação promocional e é um meio muito mais pessoal de marketing do que as redes sociais e os anúncios, por exemplo. Por isso, não tenha medo de investir esforços para otimizar essa ferramenta e aumentar consideravelmente seus resultados.