5 dicas de SEO para indexar e ranquear seus conteúdos no Google

Dicas de SEO para melhorar a indexação e o ranqueamento de um blog.

Alcançar uma boa posição de ranqueamento nos resultados do Google não é uma tarefa nada fácil. Por sorte, existem alguns truques bem simples que podem te ajudar a ficar bem posicionado nos sites de busca.

 

Escolha bem sua palavra-chave

O primeiro passo para produzir um conteúdo que pode alavancar seu site nos resultados do Google é saber exatamente qual é a palavra-chave certa para o perfil do seu público-alvo. Para isso, você pode definir personas específicas e procurar entender o que os seus potenciais clientes tem pesquisado nos sites de busca. Uma boa alternativa é utilizar alguma ferramenta de palavra-chave como o Übersuggest ou o Google Keyword, que são ferramentas gratuitas disponíveis online.

 

Faça títulos e descrições estratégicas

O título e a descrição são, na maioria das vezes, um dos principais critérios na hora de escolher um entre os milhares de resultados que aparecem quando pesquisamos por algo. Por isso, use a criatividade na hora de criar o título e a descrição do seu conteúdo. Também procure ser objetivo e demonstrar de forma clara o conteúdo da página e os benefícios que ela tem. Tanto o título quanto a descrição devem despertar a curiosidade e o interesse do público.

 

Não use conteúdo duplicado

Um dos principais erros de muitos blogs é utilizar conteúdo duplicado. Seja internamente ou externamente, o Google identifica o conteúdo duplicado e penaliza seu blog por isso. Portanto tenha muito cuidado na hora de utilizar referências de outros textos disponíveis online. Não adianta alterar a ordem das palavras, é necessário criar algo novo e autoral.

 

Crie uma URL amigável

Uma das formas de os motores de busca identificarem determinado conteúdo é a URL. Por isso, é importante facilitar ao máximo essa varredura e deixar o mais explicito possível para que os robôs possam apontar sua página como uma das mais indicadas. Não exagere na composição da URL, ela precisa ser curta, de fácil interpretação, conter a palavra-chave do texto e fazer referência ao assunto principal do conteúdo. Depois de publicada uma página, a URL não deve mais ser alterada, pois quando alteramos a URL de um post antigo perdemos todo o histórico de tráfego que ele possui e, com isso, o Google o vê como um artigo novo.

 

Seja mobile-friendly!

Pode parecer básico (e é), mas esse é um detalhe importante que muitos ainda deixam passar. A navegação mobile deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade urgente. Atualmente, os critérios de indexação priorizam páginas otimizadas para mobile. Ou seja, não adianta investir em conteúdos bons para seu público e não dar suporte para que ele possa ser acessado por meio de um smartphone ou tablet. Uma boa velocidade de carregamento e design responsivo são indispensáveis. 


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