Ao acessar um site, qualquer segundo a mais no tempo de carregamento da página pode ser a diferença entre ganhar ou perder um visitante. Por isso, é fundamental manter o seu site com a maior velocidade de carregamento possível.

Um levantamento divulgado pelo Google mostrou que a média de carregamento das páginas em dispositivos móveis é de 15 segundos. Esse tempo parece uma eternidade uma vez que, segundo o mesmo levantamento, 53% dos internautas abandonam um site quando ele demora mais de 5 segundos para carregar.

Além de interferir diretamente na experiência do visitante, o tempo de carregamento de um site é um dos fatores levados em consideração para o rankeamento nos resultados dos sites de busca.

Como medir a velocidade de um site

Para contribuir com os sites que querem melhorar sua velocidade de carregamento, o Google criou a ferramenta PageSpeed Insights, um recurso gratuito que auxilia no diagnostico da página e aponta as correções que podem ser feitas.

Para usá-lo, é bem simples: basta inserir a URL do site que você deseja analisar (pode ser de qualquer site, inclusive o do concorrente). Então, a plataforma faz uma análise e apresenta uma nota de 0 a 100, levando em conta o desempenho do site para desktop e mobile, quanto tempo levou para os elementos do site carregarem e quais ações você pode tomar para melhorar a velocidade.

Dicas para otimizar o tempo de carregamento do site:

Caso a nota do PageSpeed Insights para o seu site não tenha sido muito satisfatória, vamos mostrar alguns passos importantes que podem ser tomados para acelerar a velocidade das suas páginas.

Reduza o tamanho das imagens

As imagens podem prejudicar a velocidade do site se estiverem no formato errado ou muito pesadas. Por isso, procure sempre utilizar os formatos mais atualizados de arquivos, como JPEG 2000 e JPEG XR. Uma boa alternativa é também utilizar plugins de otimização de imagem, essas ferramentas reduzem os kilobytes das imagens sem diminuir a qualidade e podem ser encontradas gratuitamente no Google.

Faça upload das imagens no tamanho que serão usadas

Se você vai utilizar uma imagem no tamanho 350×250, não há motivo para incluí-la no site com no tamanho 700×500, por exemplo. Deixar que o site faça o redimensionamento via CSS ou HTTP pode atrasar o carregamento. Portanto, salve as imagens dentro das dimensões que elas serão usadas no site.

Aproveite o cache do navegador

O cache do navegador é outra ferramenta que pode causar um grande impacto, com relativamente pouco esforço, quando falamos de velocidade na página.

Buscar recursos para carregar uma página leva uma tonelada de esforço e cada vez que alguém visita seu site, todo esse esforço é feito novamente. O cache funciona como uma forma de “lembrar” os recursos previamente carregados para que o navegador não precise recarrega-los em cada visita.

Evite redirecionamentos excessivos

Quando utilizados em excesso, os redirecionamentos desencadeiam um ciclo adicional de requisição que atrasa o carregamento. Por exemplo, se para chegar à versão mobile do seu site existirem dois redirecionamentos, o carregamento ficará muito mais lento. Mas, se você usar uma página com designresponsivo, esse redirecionamento não será necessário, pois a própria página se adapta à tela do usuário.

Dispense recursos desnecessários

E, por fim, dispense os recursos que não estão sendo utilizados. Todos os plugins, extensões e scripts externos utilizam espaço do seu site. Para não acabar perder tempo com recursos desnecessários, verifique a estrutura do seu site e deixe ativo apenas aquilo que é relevante.