O valor do frete é, indiscutivelmente, o maior fator do abandono de carrinho no e-commerce. Na maioria das vezes, o cliente não se preocupa em pagar R$ 100 de frete se o valor do produto é alto, mas dificilmente pagará R$ 20 no frete de um produto que custa R$ 50. No fim, é tudo uma questão de percepção de valor para o cliente.

Por outro lado, o preço de um produto é um item primordial de comparação na hora de escolher por um mesmo produto em duas lojas diferentes. Se você está olhando para smartphones idênticos em dois sites diferentes, o único item de comparação é o preço, e não os atributos do produto (já que ambos são o mesmo).

Nesse caso, a porta de entrada é o preço e mantê-lo o mais baixo possível, dentro do que é praticável na realidade da sua empresa, é indispensável. Assim, podemos estabelecer que a influência do preço e do frete é relativa ao que seu cliente está procurando.

Se você atua no ramo de moda ou na prestação de um serviço especial, por exemplo, os critérios de comparação não giram em torno do preço, então, aumentá-lo para oferecer o frete grátis pode ser uma boa opção. Afinal, nesse caso você atrai os clientes para sua loja por meio do diferencial dos seus produtos. Assim, as pessoas avançam no processo de compra e não conseguem comparar o seu valor com outros no mercado. Quando chegam no carrinho e o frete é grátis, é removido o maior empecilho para que elas finalizem a compra.

Mas se você trabalha com produtos totalmente comparáveis (commodities), como eletrônicos, eletrodomésticos, livros etc, ter um preço baixo é muito importante – e trabalhar com frete grátis só vai fazer sentido em campanhas pontuais.

Para entender melhor qual estratégia atrai mais a atenção do seu público, faça testes para perceber o quanto uma mudança no preço mais frete grátis afeta o faturamento, versus o preço mais baixo com frete pago. Assim você terá os dados importantes para organizar uma possível mudança na estratégia de precificação e frete.