Durante o F8 2019, evento anual que apresenta as novidades da “família Facebook”, o programador e empresário Mark Zuckerberg anunciou que nos próximos meses o WhatsApp Business vai liberar uma funcionalidade que permite aos lojistas apresentarem seu catálogo de produtos e serviços diretamente no aplicativo, como uma galeria que ficará disponível no perfil de cada empresa usuária do serviço.

Zuckerberg também falou sobre o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite pagamentos por meio do WhatsApp. O exemplo usado durante o evento mostrou uma conversa entre uma empresa e um cliente. No diálogo, o cliente pede pela entrega do produto e faz o pagamento sem sair da plataforma. Esta funcionalidade já está em teste na Índia e, segundo Zuckerberg, será disponibilizada em outros países até o fim deste ano. Por meio do novo recurso, qualquer usuário poderá fazer transferências de dinheiro pelo aplicativo, algo que o WeChat, dominante na China, já permite.

Quem também vai passar por grandes transformações e se tornar um forte aliado dos lojistas é o Instagram. Além de integrar uma ferramenta de doações para entidades e ongs, a rede social também contará com a aba “Shopping”, que facilitará a compra de produtos por meio do aplicativo. Além disso, será possível comprar diretamente de influenciadores, apenas clicando na imagem ou stories de algum produto publicado por eles.

De acordo com Zuckerberg, o objetivo das mudanças é dar mais espaço para as pequenas empresas que utilizam as redes sociais para interagir com seu público.