Um relatório publicado pelo Centro de Inovação da Visa mostrou que o Brasil lidera o ranking de países com maior número de pagamentos efetuados por aplicativo na América Latina. Desde o ano passado, o Brasil já é o quarto país que mais consome aplicativos no mundo: utilizamos pelo menos dez deles por dia e, na maioria das vezes, para compras. Se atualmente os dados já são positivos para o país, o cenário é ainda mais promissor para o futuro: a previsão é de que até 2020, o número de usuários de smartphones aumente em 30%, o que acarretará um aumento de cerca de 7,2% nas transações financeiras via celular.

Entre os principais fatores que vem atraindo cada vez mais consumidores para esse tipo de tecnologia, a pesquisa destacou a praticidade desse meio em relação ao pagamento, possíveis falhas na maquininha de cartão de crédito/débito e a segurança do cartão do consumidor, já que quando relacionado a uma interface de confiança, a probabilidade de clonagem ou dano do cartão é muito menor.

Atualmente o Brasil representa 3% dos usuários que fazem compras por meio de smartphones, e o potencial de expansão é grande. Não por acaso, gigantes financeiras, fabricantes de celulares e grupos de tecnologia, como a própria Visa, Cielo e Samsung, estão investindo nessa forma de pagamento, assim como as startups presentes no mercado nacional, que têm ampliado esse tipo de serviço.

O mercado deve ficar atento às inovações, já que as perspectivas são otimistas: consumidores latino-americanos que recorrem aos aplicativos gastam 48 vezes mais que a média internacional, e entre os 20 países da América Latina, pelo menos 50% de todas as transações de comércio eletrônico são feitas no Brasil.