Se você trabalha com e-commerce já deve ter percebido que a concorrência nesse mercado vem crescendo cada vez mais, sendo assim, até um mínimo detalhe pode ser o diferencial que sua empresa precisa para chamar a atenção de possíveis clientes.

Um estudo recente feito pela Forrester Consulting em parceria com a Adobe apontou que para a maior parte do público que acessa as lojas virtuais com frequência, as famosas “ofertas imperdíveis” não bastam, mas uma boa experiência aos usuários é o principal fator no processo de fidelização.

Atenção no tempo de carregamento do site.

Os internautas não costumam esperar mais que trinta segundos para o carregamento de uma página, o tempo é mínimo, mas o suficiente para você perder vendas para o concorrente.

Além da perca do interesse do usuário, a demora no carregamento também pode afetar o ranqueamento do seu site no Google. Pode até parecer um critério básico, mas muitos lojistas ainda pecam nesse ponto.

Invista em imagens.

O mundo está cada vez mais visual. Principalmente nas redes sociais, não há nada que chame mais a atenção de um possível cliente que uma imagem estática de qualidade ou um vídeo.

Se você trabalha com segmentos que valorizam o visual, como moda ou decoração, procure inovar nos estilos e formatos de imagem. E não se esqueça de que quanto mais detalhes podemos ver de um produto, mas confiantes ficamos na hora da compra.

Monitore os links quebrados.

Você com certeza já entrou num site, clicou em um link, e ele não abriu. Pois é, essa é uma péssima experiencia para quem está procurando um produto, e pode leva-lo a desistir da compra ou procurar uma outra loja.

Se isso acontecer em seu site o ideal é corrigir o problema o quanto antes.

Navegação mobile.

Pelo menos 95% dos internautas utilizam o celular para acessar a internet. Esse numero tende a crescer muito mais devido a facilidade que o mobile oferece. Garanta que todas as páginas do seu site se adaptem perfeitamente as diferentes resoluções e tamanhos dos smartphones. A responsividade do site é indispensável.

Quanto menos etapas, melhor.

É muito importante facilitar ao máximo o processo de conclusão da compra, evite colocar informações em pop-ups ou alertas que desviem a atenção do usuário. A caixa para consulta do frete deve estar sempre visível e o botão “finalizar compra” deve ser chamativo.

Quanto mais longas as etapas de conclusão, maior é a chance de o visitante desistir de fazer a compra.

Uma dica extra, e MUITO IMPORTANTE, é disponibiliza diferentes formas de pagamento, pense duas vezes antes de excluir a opção de pagamento em boleto ou aquela bandeira de cartão que não é tão requisitada, afinal, “vai quê”.

Tudo isso proporciona ao visitante uma experiencia mais intuitiva e fácil, sempre conduzindo-o a finalizar a compra e indicar ao amigo.