O empreendimento digital vem crescendo cada dia mais no Brasil e no mundo. Grandes empresas no ramo do comércio eletrônico, que hoje são reconhecidas mundialmente, surgiram de pequenas ideias somadas a uma boa dose de criatividade.

Os primeiros passos de um empreendimento digital são bem parecidos ao de qualquer outro negócio de sucesso. Você precisa questionar qual é o problema, definir seu publico alvo, determinar de qual forma o seu produto vai facilitar a vida do seu cliente, como o produto ou serviço será divulgado e quais tecnologias precisam ser contratadas para o negócio funcionar. A noticia boa é que há uma lista de opções de empreendimentos em que você vai precisar apenas de um computador, conexão a internet e uma boa estratégia para fazer dar certo.

Serviços autônomos.

Profissionais autônomos como advogados, médicos, corretores, programadores e contadores podem oferecer seus serviços a clientes ou empresas por meio da internet. Uma boa dica é desenvolver um site informativo sempre destacando o seu histórico no mercado.

Educação

Se você possui algum tipo de conhecimento especifico, como matemática, idiomas, culinária, musica ou até mesmo conhecimento para consultoria, pode dar aulas particulares por meio de softwares como Skype, ou plataformas de conteúdo como blogs. Muitos empreendedores também vendem vídeos de aulas em sites e marketplaces. As possibilidades são infinitas.

Revenda em marketplaces.

A revenda de produtos pode ser feita em lojas virtuais e estoques próprios. Os produtos com maior índice de vendas online no Brasil são os eletrônicos, roupas e acessórios. Uma modalidade recente que vem ganhando espaço no mercado é a revenda através de marketplaces. Nesse caso, o vendedor ativa sua rede de contatos e ganha uma comissão sobre as vendas realizadas.

E-commerce de produção própria.

Uma das formas mais conhecidas de empreendimento virtual hoje são as lojas virtuais. A dica aqui é criar um e-commerce de nicho, com base em suas habilidades. É possível vender artesanatos, bijuterias, alimentos e outros produtos que você mesmo pode fabricar em casa.

Vale a pena lembrar que as redes sociais são fortes aliadas para divulgação dos seus produtos ou serviços, independente da sua área de atuação.