SEO é um termo em inglês que significa “Search Engine Optimization”, e pode ser traduzido para o português como “Otimização para Motores de Busca”.

Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas ao seu site, blog ou loja virtual para que estes sejam melhor ranqueados nos sites de busca como Google, Yahoo e Bing.

A aplicação destas técnicas facilitam a leitura do seu site pelos robôs de busca. De forma que ele seja um dos primeiros resultados disponíveis quando alguém pesquisar sobre seu produto ou serviço. Além disso, as técnicas de SEO ajudam a melhorar a navegabilidade e deixar o conteúdo mais claro e rico em informações que vão desde a utilização de palavras-chave estratégicas, revisão semântica do código fonte e otimização da velocidade de carregamento.

O processo de otimização SEO é fundamental para o aumento do tráfego de visitantes no site, e consequentemente, melhora os resultados orgânicos. Com esse maior número de acessos é possível aumentar a autoridade do site, fazendo com que ele se torne referência no assunto.

Segundo a Forrester Research, empresa que realiza pesquisas de mercado, 8 em cada 10 internautas iniciam suas pesquisas por sites de busca. A mesma pesquisa mostrou que um internauta dificilmente acessa resultados a partir da segunda página de pesquisas. Logo, se um site está acima da 20ª colocação no ranqueamento as chances de conquistar novos clientes via pesquisas online são mínimas.

Ser encontrado via pesquisas online tornou-se uma vantagem estratégica, por atrair novos clientes que não conhecem a empresa, mas que demandam um fornecedor para lhes atender. Os clientes que você precisa podem estar nesse momento, procurando pelo seu serviço ou produto no Google.

Isso significa que um site bem resolvido sob aspecto de SEO vai garantir que o esforço da empresa em criar um site seja recompensado, na medida que suas informações serão encontradas através de pesquisas online.