O QUE O VAREJO PRECISA SABER SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DURANTE A BLACK FRIDAY E O NATAL?

O fim do ano é a época mais rentável para o comércio eletrônico, por isso muitas empresas montam estratégias de vendas especiais para esse período, o que pode ajudar a obter resultados positivos. Um passo muito importante para desenvolver uma boa estratégia é conhecer o comportamento do seu público alvo, alguns dados recentes podem ajudar os e-commerces a entenderem melhor os hábitos dos seus clientes, e com essas informações você pode mensurar em quais pontos está acertando e em quais precisa se ajustar;

86% das pessoas pesquisam na loja online antes de comprar na loja física.

Se você concilia o seu e-commerce com uma loja física é importante saber que as estratégias não podem ser pensadas separadamente, principalmente os valores devem estar atualizados nos dois meios

34% das pessoas que compram na Black Friday são novos clientes

Ou seja, a Black Friday é uma ótima oportunidade para proporcionar uma boa experiencia, superar as expectativas e fidelizar os clientes. Mas não se esqueça dos outros 66% que já eram clientes. Esses também merecem tratamento especial, se eles já confiam na sua marca merecem até uma prévia, bem naquele modelo de cinema, quando algumas pessoas são convidadas para uma sessão especial.

78% das pessoas voltam a comprar na loja após a primeira compra feita na Black Friday

O cliente volta porque gostou da experiência, ou seja, atingiu sua expectativa e acabou criando uma relação de confiança com a marca. Na maioria das vezes, detalhes como entrega dentro do prazo, embalagem e comunicação com o consumidor são o diferencial necessário para garantir esse retorno.

Só 15% das pessoas compram presentes de Natal na Black Friday

Enquanto na Black Friday as pessoas costumam pesquisar com antecedência, no natal os brasileiros sempre deixam tudo para a ultima hora. A busca pelos presentes de Natal são feitas com mais intensidade na segunda quinzena de dezembro, e os itens mais procurados são brinquedos, roupas e acessórios.

As pessoas estão 10 vezes mais favoráveis a ter novos hábitos no ano novo

Entre o fim de um ano e o inicio de outro, há um aumento significante do interesse das pessoas em adquirir novos hábitos. Temos mais de 2 bilhões de buscas por “mudar de vida”, “aprender algo novo” ou “emagrecer”. Por isso se sua empresa vende cursos online, ou produtos para hábitos saudáveis, não deixe de aproveitar essa oportunidade, fique de olho nas estratégias de marketing inovadoras que tendem a aparecer nessa época do ano. Boas Vendas

 

 

Fonte: Revista E-commerce Brasil.


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