E-commerce tem projeção de crescimento de 15% e faturamento de R$69 bilhões em 2018

Se no comercio tradicional há uma sensação de otimismo, no E-commerce essa perspectiva de crescimento é muito mais sólida. De acordo com o E- commerce Radar 2017, uma pesquisa feita pela empresa Atlas com o apoio da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio virtual cresceu 12% em 2017, em relação a 2016. Esse crescimento pode ser associado ao aumento do acesso à internet, e a realidade de muitos consumidores brasileiros, que despertaram o interesse para o conforto de comprar sem sair de casa.

Diante das boas tendências do mercado a previsão é que, em 2018, o crescimento do e-commerce nacional supere 15%, chegando a um volume de mais 220 milhões de pedidos e um faturamento de R$ 69 bilhões.

Com a maior presença dos smartphones, a parcela de compras por dispositivos móveis cresceu de 22% para 31%. O desktop ainda predomina, mas o mobile deverá crescer rapidamente, e em até quatro anos pode ser o principal dispositivo de acesso.

Um outro estudo da Forrester Research, feito em parceria com o portal E-commerce Brasil, em 2016, mostrou que o investimento em tecnologia da informação pelas lojas virtuais corresponde, em média, a 9% das receitas provenientes de vendas. E apesar de grandes nomes estarem presentes na internet com enormes portais de vendas, a grande fatia responsável por este crescimento são as pequenas e médias lojas virtuais.

A facilidade de criar, montar e gerenciar uma loja virtual também é um fator importante para esse crescimento. Empresas especializadas em projetos web, interfaces gráficas e web marketing como a 2RS executam todo o processo de criação e manutenção do site, de acordo com a necessidade da loja virtual e de seus clientes. Um dos diferenciais do E-commerce, se comparado as demais formas de comércio, é que depois de montar a loja virtual você também conta com ferramentas que facilitam a vida do seu cliente e a sua, como a integração com ERPs, diversos meios de pagamento, integração com Facebook, flexibilidade para vendas, design exclusivo, e a possibilidade de montar uma loja virtual completamente customizável.