O Selo Black Friday Legal foi criado em 2013, com o propósito de promover um ambiente de confiança entre as lojas eletrônicas e os clientes durante o período promocional. Se trata de um carimbo de confiabilidade emitido pela Câmara de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que identifica as empresas judicialmente legais.

As empresas marcadas com o selo passam por um cadastro e uma análise feita pelo órgão regulamentador, e aderem ao Código de Ética da iniciativa, comprometendo-se com as boas práticas do e-commerce. O objetivo principal é assegurar ao consumidor que as ofertas anunciadas por uma loja virtual são verdadeiras e seguras.

Todo esse processo é visto pelos clientes como uma forma de evitar possíveis fraudes, principalmente durante a Black Friday, onde muitos consumidores acabam sendo vítimas de crimes eletrônicos. Por isso, possuir o Selo Black Friday Legal 2018 aumenta de forma considerável a credibilidade de uma empresa de e-commerce, consequentemente melhorando os resultados da Black Friday.

O cadastro pode ser realizado no site bflegal.com.br e os requisitos são:

  1. Fazer parte do Movimento e-MPE;
  2. Ser aprovada no processo de avaliação da camara-e.net, que verifica, entre outros pontos, se a empresa possui CNPJ e Razão Social válidos na Receita Federal; se a loja virtual disponibiliza CNPJ, Razão Social, endereço completo e formas de contato em local de fácil acesso no site;
  3. Não constar na “lista de sites a serem evitados” publicada pelo Procon.