Uma das datas mais importantes do ano para o comércio brasileiro, sem dúvidas, é a Black Friday. O dia oficial do desconto acontecerá na ultima sexta-feira de novembro (23), e a boa noticia é que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) tem uma projeção de 2,8 bilhões de reais em faturamento apenas no comércio eletrônico, esse valor representa um crescimento de cerca de 16% em relação ao ano passado.

É importante lembrar que a maior parte das empresas responsáveis pelo crescimento do comércio eletrônico nesse período são empresas de pequeno porte, e apesar de ser um ótimo negócio participar da Black Friday exige alguns cuidados muito importantes, para ter excelentes resultados e não acabar caindo na famosa “Black Fraude”.

Planejamento

Para acabar bem, é importante começar bem, por isso um bom planejamento é indispensável. Defina o seu público alvo e os interesses dele. Faça uma boa organização dos investimentos, e garanta a boa qualidade, e a quantidade dos produtos em estoque, sempre atento a sua margem de segurança. Também é muito importante lembrar que os descontos devem ser atrativos e estar dentro do orçamento, para não prejudicar o caixa no final da ação. Jamais fique refém de uma única solução para possíveis problemas, uma dica é ter sempre uma opção de transportadora para fazer entregas fracionadas caso seja necessário, já que durante esse período é comum que os correios acabem se atrasando.

Marketing

Faça uma boa campanha de marketing e redobre a divulgação de seus produtos durante esse período. As pessoas precisam lembrar de você e da sua empresa quando forem comprar. Se for necessário, programe-se com antecedência e ofereça um desconto justo, mas sem diminuir a qualidade do seu produto. É muito importante que você JAMAIS divulgue em suas campanhas algo que não poderá cumprir mais tarde, isso pode tirar a credibilidade da sua empresa no mercado.

Usabilidade

A experiência de compra em seu e-commerce tem que ser fantástica! Você deve facilitar ao máximo a vida dos clientes, para que eles saibam o que fazer na sua loja até o fechamento do pedido, para isso é fundamental que tudo no site esteja disposto de forma intuitiva. É comum que na Black Friday os sites fiquem mais lentos durante um pico de acesso, portanto não deixe sua página muito pesada, isso evita a desistência do carrinho no meio da compra. Lembre-se de verificar se a versão mobile do seu e-commerce está funcionando corretamente, esse dispositivo é um dos principais meios de compras online.

Pós-venda

Depois da venda não deixe de acompanhar o cliente, entre em contato para verificar se o produto chegou corretamente, e aproveite para oferecer novos cupons de desconto ou condições de pagamento. A Black Friday pode ser um ótimo momento para conquistar novos clientes.